Adulta, com acne ainda?
Um tempo não tão distante acreditava-se que a acne acontecia apenas na adolescência e desaparecia na vida adulta. Nessa fase restando apenas as complicações: as temidas cicatrizes. Entretanto, nos últimos anos, artigos publicados e novos guidelines sobre a doença, começamos a conversar mais sobre acne da mulher adulta.
O que seria isso afinal?
A acne da mulher adulta é um subtipo de acne vulgar, também doença inflmatória crônica, que persiste nas mulheres acima dos 25-30 anos. Múliplos fatores podem influenciar: sedentarismo, alimentação rica em carboidratos, reposição com testosterona, maquiagens oleosas, não aderência a rotina de pele, entre outros. Apesar da maioria dos casos não estar associado a alterações hormonais, na minha prática eu gosto de fazer a investigação dos sinais clínicos, laboratoriais e de imagem do hiperandrogenismoo. A síndrome do ovário policísico (SOP) é um exemplo comum e pode vir acompanhada de alopecia androgenétca, hirsutismo.
Se você tem acne com frequencia mesmo sendo adulta, acompanhe o passo a passo:
1- Consulta com dermatologista—> Simples! Mas o GRANDE passo, nessa primeira consulta exames são solcitados, avaliados e sua pele será analisada.
2- Adesão de rotina de pele ideal para você—> Não é sobre o produto mais caro, o produto que a "blogueira”usa, é sobre produtos que você tenha hábito e você consiga investir ao longo de 4 meses.
3- Medicamentos orais —> CALMA! Não necessariamente estamos falando de anticoncepcionais. Eu sei que nos últimos anos, tivemos uma onda de mudança comportamental e muitas mulheres optaram por outros métodos. Porém, existem alguns métodos que podem influenciar e isso precisa ser avaliado na consulta, assim como, a esolha de medicações orais que terão um efeito antiandrogênco, ou seja, ajudarão na modulação dos níveis da testosterona ativa.
4- Tratamentos associados: Microagulhamento , laser, limpeza de pele, peeling. Vou te dizer que existem várias opções e muitas vezes escuto: “Ok, doutora, mas qual é a melhor?” . Não existe uma resposta uniforme para esse pergunta. O ideal é escolher um tipo de bloco de tratamento anual para auxiliar principalmente as cicatrizes de acne. Mas se você apresentar lesões muito ativas, luz pulsada, LED com peeling vão acelerar o processo inflamatório.
5- A mais importante: ACNE não tem cura! Tem tratamento que vai melhorar o grau da sua doença, se você é um grau 4 com o tratamento pode se tornar 2 ou até 1. Mas entenda: eventualmente, principalmente próximo ao período menstrual se não estiver usando nenhum método contraceptivo é NORMAL apresentar uma ou outra espinha. Quando isso acontecer, técnicas no consultório e produtos específicos podem te ajudar.
Se você tem acne ou mais dúvidas, entre em contato com a nossa equipe multidisciplicar Starling & Bonatto Dermatologia | Cirurgia Plástica | Cardiologia.
Dica de série: Sex in the City - agora no netflix! Antiga, mas com assuntos super atuais e em NY que eu AMO!
XOXO
Larissa Starling
Médica Dermatologista