Cosméticos veganos, como reconhecer?
Você sabe o que é um cosmético vegano? Os produtos são classificados em 3 tipo:
❇️ Cosméticos Naturais: As substâncias dos cosméticos naturais são predominantemente derivados da natureza e passam por processo de purificação. Sua composição origina-se dos óleos, extratos de flores, sementes, frutos, frutas e plantas em geral. Para o SEBRAE: não devem conter aditivos químicos em sua composição. Para o Instituto Biodinâmico (IBD) e para a Ecocert: devem possuir matérias-primas naturais e não podem conter as matérias-primas proibidas. Além disso é necessário que a formulação tenha no mínimo 95%, do conteúdo total de matérias-primas naturais. Os outros 5% podem ser constituídos por substâncias sintéticas listadas pela certificadora.
❇️ Cosmético Orgânico: Os cosméticos orgânicos são isentos de agrotóxicos, fertilizantes químicos ou transgênicos. O IBD e a Ecocert definem que os cosméticos orgânicos devem possuir, no mínimo, 95% de matérias-primas certificadas como orgânicas. Os 5% restantes podem ser compostos por água e por outras matérias-primas naturais. Já os cosméticos feitos com matérias-primas orgânicas devem possuir, no mínimo, 70% e, no máximo, 95% matérias-primas certificadas como orgânicas.
❇️ Cosmético Vegano: São considerados cosméticos veganos aqueles que não são testados em animais e não utilizam seus derivados em sua composição e processo produtivo, garantindo a não exploração dos animais. Segundo a Vegan Society, o veganismo é uma filosofia e modo de vida que visa eliminar todas as formas de exploração aos animais para alimentação, roupas e qualquer outro propósito.
Mesmo não adotando totalmente o estilo de vida #vegano você pode buscar produtos mais naturais e menos agressivos ao meio ambiente.